.

 

Cargill apresenta Lyveum: ultra óleo vegetal que vai revolucionar o mercado cosmético

Ingrediente é proveniente de fontes renováveis e possui alta performance para ser aplicado em qualquer produto da categoria

São Paulo, 5 de outubro de 2016 – A Cargill apresenta ao mercado uma nova categoria de ingrediente: os Ultra Óleos. Desenvolvido no Brasil pela Cargill Industrial Specialties, a partir da combinação das propriedades naturais dos óleos vegetais com a tecnologia e conhecimento exclusivo da empresa em purificação de lipídeos, os Ultra Óleos representam atualmente um patamar inédito de pureza para óleos e derivados, provenientes de fontes renováveis para utilização em escala global nas mais diversas categorias de produtos. A sustentabilidade e alta performance desta nova tecnologia foi a inspiração para a criação da marca Lyveum, que será apresentada pela primeira vez na in-cosmetics Latin America, nos dias 5 e 6 de outubro, no ExpoCenter Norte.

A tecnologia, que é objeto de um pedido de patente, foi desenvolvida em menos de dois anos pela Cargill Industrial Specialties (CIS), em Mairinque, SP, com aporte US$ 300 mil, suficientes para o desenvolvimento, testes, produção inicial e pequenas adaptações nos equipamentos já existentes na planta. A primeira produção acontecerá ainda em outubro e a estimativa é que sejam refinados, inicialmente, 150 tons/mês. A Cargill pretende alcançar a marca de mil tons/mês no ápice do projeto e espera um faturamento de US$ 18 milhões ao ano.

Somado a todo o conhecimento da cadeia de óleo vegetal, a Cargill possui a tecnologia, know-how e inovação no setor que a permitirá utilizar todo seu expertise  no fornecimento de suprimentos seguros e sustentáveis. Segundo Paulo Hoffmann, gerente geral da Cargill Industrial Specialties no Brasil, a companhia está realizando um movimento global para se posicionar no segmento de Personal Care. “A nova tecnologia não só posiciona a empresa como um player neste segmento, mas reforça o pioneirismo e a preocupação ambiental da Cargill. Recorremos a abordagens inovadoras para conservar recursos, usar matérias-primas renováveis e reduzir o impacto de forma a ajudar a preservar e proteger o ambiente”, ressalta.

A tecnologia é uma alternativa à utilização de derivados minerais, sintéticos e animal em formulações para o segmento cosmético (filtro solar, shampoo, condicionador, hidratante, pomada, maquiagem, batom, entre outros), garantindo desempenho, estabilidade oxidativa e, consequentemente, uma validade do produtomaior do que as encontradas hoje no mercado. Com a utilização do Lyveum, a estabilidade do produto passa de seis meses para até três anos, sem a utilização de metais ou antioxidantes.

“O mercado de cuidados pessoais é cada vez mais impulsionado por consumidores que têm um interesse crescente nas origens dos ingredientes usados nos produtos finais e nos impactos sobre a saúde pessoal e bem-estar”, destaca Cintia Baradel, gerente de contas da Cargill e especialista em cosmetologia. Para ela, o amplo portfólio de ingredientes de base vegetal da Cargill aliado ao compromisso da empresa com o desenvolvimento de aspectos relevantes e de alto impacto para o meio ambiente e para a sociedade, como o uso do solo e a proteção de florestas, é a resposta perfeita para cumprir e satisfazer a necessidade de mais ingredientes naturais e sustentáveis que não comprometam o desempenho do produto.

Outro diferencial é que a cadeia vegetal possui uma maior variedade matérias-primas e com diversas propriedades diferentes dos óleos minerais, animal e sintéticos, além dos ingredientes serem oriundos de fontes renováveis, certificadas e sustentáveis. Os atributos sensoriais e a eliminação e/ou redução de antioxidantes faz do produto Clean Label, ou seja, rótulo mais limpo, natural, com menos produtos químicos possíveis, que é uma demanda e tendência global do consumidor.
 
Sobre a Cargill
A empresa produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com.
 
INFORMAÇÕES
Contatos para a imprensa
Cargill

imprensa@cargill.com
(11) 5099-3127
S2Publicom - www.s2publicom.com.br
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Paula Boracini – paula.boracini@s2publicom.com.br Telefone: (11) 3027-0276 / (11) 98123-5235
Janahina Rodrigues – janahina.rodrigues@s2publicom.com.br Telefone: (11) 3027-0200 ramal: 380
Viviane Santa Cruz – viviane.santacruz@s2publicom.com.br

.