.

 

Cargill fomenta a conscientização ambiental em mais de 100 escolas na Região Metropolitana de São Paulo

Aproximadamente 50 mil alunos foram beneficiados pelo programa Meio Ambiente nas Escolas

Ao longo de 2016, a Cargill esteve presente em 128 escolas públicas dos munícipios paulistas de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Itapecerica da Serra e Mairinque para incentivar a educação ambiental junto aos alunos e na comunidade do entorno. Por meio do programa Meio Ambiente nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e de Educação de cada município, a Cargill juntamente com o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e a Preserva Recicla, levou a importância da reciclagem de óleos comestíveis usados e a sensibilização da coleta seletiva para os alunos dessas regiões.

Baseados na metodologia idealizada pela Preserva Recicla, a equipe de educadoras ambientais do Instituto Auá visitou as escolas mensalmente e garantiu que a temática ambiental fosse trabalhada de forma multidisciplinar durante todo o ano letivo. Elas auxiliaram na elaboração do plano de educação ambiental da escola, fomentaram a realização de atividades, deram suporte com conteúdo, acompanharam as atividades realizadas e estimularam a continuidade das ações. Além das ações de conscientização ambiental, as escolas tonaram-se pontos de coleta de óleo vegetal usado. O valor do óleo coletado foi direcionado às APMs das escolas, contribuindo para a realização de pequenas reformas e eventos culturais abertos à comunidade.

No fim do ano, mais de 49 mil alunos foram beneficiados diretamente com as ações, mais de 17 mil litros de óleo residual foram coletados e quase nove mil embalagens recicláveis como PETs, Tetra Pak e latinhas de alumínio foram transformadas em outros objetos. Além disso, como as escolas ficaram livres para trabalhar a temática ambiental, os resultados foram bastante diversos e positivos: os professores elaboraram canteiros de hortaliças que estão sendo cultivadas e consumidas pelos próprios alunos; realizaram feiras culturais e peças teatrais abertas à comunidade; além do desenvolvimento de um catálogo com registro dos locais de disposição de resíduos recicláveis no entorno das escolas; elaboração de mascotes para coleta de óleo vegetal; e construção de brinquedos e objetos de decoração feitos de material reciclado, entre muitas outras atividades.

Esse tema não foi somente abordado pelos alunos. O envolvimento com as escolas e a divulgação do projeto via folhetos e cartazes impactaram toda a comunidade ao redor. Alguns estabelecimentos comerciais começaram a reservar seu resíduo de óleo para entregar ao projeto e contribuir com as escolas da sua região. “É muito legal ver como essas ações podem atingir um número maior de pessoas que o esperado. As pessoas sentiram que fazem parte dessa comunidade e quiseram ajudar da sua forma. Isso é fundamental para que a ideia cresça cada vez mais e para que possamos fazer a nossa parte para trazer melhorias ao meio ambiente”, afirma Marcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil.

Sobre a Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite
www.cargill.com e a central de notícias.

Sobre o Auá
O Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental é uma ONG com 20 anos de existência, atuando com o propósito de valorização do potencial humano e fortalecimento de empreendimentos para a sustentabilidade. A frente de agroecologia do Instituto Auá investe em formas de cultivo que respeitam a natureza, a terra e o agricultor, com ênfase nos produtores familiares da Serra do Mar. Sempre com base no comércio justo que reverte em renda para a agricultura familiar e a valorização de empreendimentos locais. A ONG atua com quatro grandes empreendimentos socioambientais: a Aldeia Educadora, a Banca Orgânica, a Rota do Cambuci e a Agência de Ecomercado, do qual o Empório Mata Atlântica é uma das iniciativas. Também vem investindo na gestão de resíduos sólidos, por meio de ações educativas que apoiam a logística reversa, e tem importante parceria com o empreendimento Ângela de Cara Limpa, de reciclagem e desenvolvimento comunitário, no Jardim Ângela em São Paulo. Mais informações em
www.aua.org.br | www.facebook.com/institutoaua

Sobre a Preserva Recicla
A Preserva Recicla nasceu comprometida com a sustentabilidade. Do ponto de vista ambiental, sua atividade evita o entupimento dos encanamentos públicos e a contaminação de rios e solos, além de incentivar a produção de energia limpa. Do ponto de vista social, a Preserva promove a conscientização sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha em escolas e associações de bairro e cooperativas de reciclagem.
Com frota própria, a Preserva Recicla possui mais de 1200 clientes na cidade de São Paulo e arredores, com atividades concentradas nos municípios de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Ibiuna, Itapecirica da Serra, São Roque, Embu das Artes, Cajamar e Santana de Parnaíba.

INFORMAÇÕES
Contatos para a imprensa
Cargill

imprensa@cargill.com
(11) 5099-3127

S2Publicom - www.s2publicom.com.br
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Paula Boracini – paula.boracini@s2publicom.com.br (11) 3027-0276 / (11) 98123-5235
Janahina Rodrigues – janahina.rodrigues@s2publicom.com.br (11) 3027-0200 ramal: 380
Viviane Santa Cruz – viviane.santacruz@s2publicom.com.br

 

.