Employee Profile

Marcelo A.

Nome: Marcelo A.
Título: Gerente Comercial
Área da carreira: Trading
Local: São Paulo, Brasil
Educação: Universidade Federal de Santa Catarina, Engenheiro Mecânico

"Eu me sinto muito orgulhoso quando vejo as pessoas que ajudei a desenvolver continuarem crescendo."


Durante toda minha carreira na Cargill, pude testemunhar a importância de nosso papel como empresa em ajudar a alimentar o mundo. Não importa de qual elo da cadeia de produção sejamos parte (da origem até o destino de nossos produtos), fica claro que nossos clientes nos reconhecem como sendo parte de um único organismo que tem valores comuns.

Descreva suas responsabilidades profissionais e a importância de seu papel.

Atualmente, sou gerente comercial de originação. Meu trabalho é engajar a equipe comercial de maneira que a ajude a captar o máximo possível de oportunidades de mercado. Conseguimos fazer isso trabalhando de forma criativa e ágil, respeitando a cultura local de todos os lugares em que atuamos. Antes de fazer parte da equipe de originação, trabalhei sete anos na mesa de operações de soja no Brasil, o que me proporcionou muita exposição junto às equipes globais de trading e aos clientes estrangeiros. 

Descreva suas atividades do dia-a-dia e as habilidades necessárias para um bom desempenho.

Preciso ter certeza que nossa equipe de originação está focada em capturar todas as oportunidades de mercado. Portanto, a equipe precisa estar engajada e saber exatamente o papel de cada um para termos o sucesso de toda a equipe. As habilidades mais importantes no meu cargo atual são ter um profundo entendimento de nossa cadeia de produção, manter a curiosidade e mostrar uma liderança que mantenha a equipe engajada.

Descreva a sua trajetória profissional. Onde você começou e como chegou onde está hoje?

Eu me formei engenheiro mecânico, mas sempre tive um grande interesse em administração e mercados. Depois da graduação, trabalhei um breve período como engenheiro em uma fábrica de automóveis, mas vim para a Cargill por meio do programa de trainees. Fui contratado para uma posição na equipe de trading, mas penso que é importante que um operador agrícola saiba o que está acontecendo na fazenda (como a plantação cresce, é comercializada e transportada). Após um ano no interior do Brasil, fui transferido para a mesa de originação em São Paulo. Mais tarde, apareceu a oportunidade para trabalhar com a equipe de trading, onde permaneci por sete anos atuando na mesa de soja. Desde maio de 2015, estou de volta à equipe de originação, atuando como gerente comercial.

Quais aspectos do seu trabalho são mais gratificantes para você?

A parte mais gratificante do meu trabalho é o fato de estarmos em um setor extremamente dinâmico e desafiador. É dinâmico porque temos de enfrentar forças que não podemos controlar (como, por exemplo, a influência de outros mercados), tendo que reagir com muita rapidez. É desafiador porque o nosso sucesso como empresa é extremamente dependente das pessoas.

Por que você escolheu vir para a Cargill e o que o mantém aqui? Em outras palavras, como uma carreira na Cargill ajudou você a prosperar?

A Cargill é uma empresa global, com princípios sólidos e claros, que também respeita as culturas locais dos lugares em que atuamos. Esses valores compartilhados permitem que eu faça um planejamento de longo prazo para a minha carreira na empresa.

Que conselho você daria a alguém interessado em uma carreira na Cargill como a sua?

Cultive a curiosidade e um plano de longo prazo. A Cargill é uma empresa imensa, com 150 anos, de forma que você precisa considerar suas metas profissionais de longo prazo e trabalhar para atingi-las. O momento nem sempre é perfeito, mas como a Cargill é extremamente diversificada, é sempre possível encontrar oportunidades profissionais para uma carreira de longo prazo na empresa.

Conte algo interessante sobre você, como seus hobbies, trabalho voluntário, comidas ou atividades prediletas e realizações dentro e fora do local de trabalho.

Embora no meu cargo atual eu tenha pouco contato com engenharia pura, nas minhas veias ainda corre “sangue de engenheiro”! Sou viciado em ferramentas e sempre que há algo para consertar ou construir, tenho uma desculpa para comprar mais ferramentas! Infelizmente, moro em um apartamento e não há muito espaço para armazenar essas ferramentas, o que deixa minha esposa louca!