Employee Profile

Diogo A.

Nome: Diogo A.
Título: Operador Sênior de Soja
Área da carreira: Trading
Local: São Paulo, SP, Brasil
Educação: Formado em Agronomia, com MBA em Administração

“A ligação que nós operadores temos com as diferentes equipes dentro e fora da Cargill é muito gratificante.”


Um dos aspectos mais enriquecedores na Cargill é trabalhar em uma equipe vencedora, com grandes líderes e funcionários eficientes. O trabalho com essa equipe me faz sentir desafiado em meu trabalho. Fico inspirado em sempre aprender novas coisas e buscar melhorias.

Descreva suas responsabilidades profissionais e a importância de seu papel.

Atualmente, sou responsável pela mesa de operações de soja no Brasil. É minha responsabilidade planejar, executar e avaliar os riscos do programa de exportação de soja, além de administrar as cotações e as posições do grão. Administro três subordinados diretos neste papel. 

Descreva suas atividades do dia-a-dia e as habilidades necessárias para um bom desempenho.

As habilidades de considero importantes para este papel são resiliência, audácia, proatividade, empatia e a capacidade de assumir riscos e tomar decisões difíceis. Minhas principais atividades são garantir que toda a cadeia funcione de forma eficiente; analisar oscilações de mercado; avaliar e medir os riscos envolvidos em cada posição; executar as vendas; promover uma comunicação proativa sobre o comportamento do mercado e as tendências com nosso grupo e o grupo de trading em Genebra.

Descreva a sua trajetória profissional. Onde você começou e como chegou onde está hoje?

Passei seis meses como estagiário. Depois desse período, fui contratado pela Cargill como comprador de originação para atuar na originação comercial. Meu principal papel foi auxiliar produtores rurais e comprar soja deles. Depois de dois anos, tive uma oferta para mudar para São Paulo e trabalhar na mesa de originação de soja, como operador assistente. Desde então, tenho trabalhado no escritório de São Paulo em diversas funções. Em 2010, passei a ser gerente de originação sub-regional, responsável por elevadores de grãos no estado de São Paulo. Com a ampliação das minhas responsabilidades na mesa de originação, em 2012, me tornei gerente comercial para a mesa de originação, ainda mantendo as responsabilidades pelos elevadores de São Paulo. Em 2015, após 10 anos atuando em originação, tornei-me operador sênior de soja para o Brasil.

Quais aspectos do seu trabalho são mais gratificantes para você?

O mais gratificante para mim é vencer em equipe. No plano pessoal, é antecipar problemas, prever riscos e preços com eficácia e alcançar resultados para a empresa. Além disso, a ligação que nós operadores temos com as diferentes equipes dentro e fora da Cargill é muito gratificante.

Por que você escolheu vir para a Cargill e o que o mantém aqui? Em outras palavras, como uma carreira na Cargill ajudou você a prosperar?

O motivo de ter escolhido a Cargill foi saber desde o início que eu aprenderia muito. A empresa é muito conhecida no mercado por preparar as pessoas para o futuro. Depois de 10 anos, o mesmo motivo me mantém na Cargill, juntamente com os desafios do dia-a-dia no mercado.

Que conselho você daria a alguém interessado em uma carreira na Cargill como a sua?

O conselho que eu daria é trabalhar duro, assumir riscos na carreira, ser proativo e esperar a sua vez. Além disso, penso que uma pessoa, no início de sua carreira, precisa ter a paixão pelo aprendizado e ser curiosa. Não pensem duas vezes antes de perguntar. Na Cargill, as pessoas estão sempre dispostas a dar respostas, e essa é uma das melhores maneiras de aprender.

Conte algo interessante sobre você, como seus hobbies, trabalho voluntário, comidas ou atividades prediletas e realizações dentro e fora do local de trabalho.

Sou um pai muito orgulho de um garoto. Gosto de fazer churrasco com amigos e de passear no parque com meu filho. Meu esporte preferido é correr. Este é um dos motivos de eu vir ao trabalho diariamente correndo ou de bicicleta: é uma forma de tirar o estresse das atividades diárias no trabalho.