skip to main content

Florestas e agricultura podem coexistir? Sim, afirma a Cargill no compromisso de aumentar a agricultura sustentável e proteger as florestas no Brasil.

Por meio de programas inovadores, a Cargill apoia produtores rurais brasileiros, como o Joel, na proteção da vegetação nativa — hoje e para as próximas gerações.

Read Time: 3 minutes

June 28, 2022

 

Há mais de 40 anos, a família de Joel Carlos Hendges se mudou do Sul para o Nordeste do País, no Cerrado brasileiro. Seu desafio: construir uma operação agrícola do zero.

Eles conseguiram. Joel agora é coproprietário da fazenda Agropecuária Seis Irmãos, de 8.300 hectares, em Balsas, no Maranhão. Mas ele enfrenta um novo desafio: produzir de forma sustentável no Cerrado.

“Minha esperança para o futuro – como produtor rural e representante da família – é que a população mundial entenda que o produtor não é inimigo deles ou da natureza”, diz Joel. “O produtor rural não pode produzir sem equilíbrio ecológico.”

Em outras palavras, florestas e agricultura podem coexistir.

 

Cooperação para produzir de forma sustentável

É com essa crença que a Cargill está conectando atores sociais das áreas agrícola, ambiental, acadêmica e empresarial em um conjunto de programas que apoiem os agricultores na implementação de práticas ainda mais sustentáveis no Brasil.

Os agricultores são os guardiões originais da terra. Quando fazemos parceria com agricultores, podemos ajudar a tornar a adoção de práticas sustentáveis não apenas a coisa certa a fazer, mas também financeiramente viável. É assim que criamos impactos reais e positivos no ecossistema que alimentará as pessoas por gerações.

Robert Horster Líder de Sustentabilidade para a cadeia de suprimentos agrícolas e ingredientes alimentícios da Cargill

 

Sustainable agriculture A Cargill está se associando a novos programas que oferecem auxílio técnico e incentivos a agricultores como Joel para proteger a vegetação nativa.

Joel trabalha com uma de nossas parceiras, a Preserv Ambiental, por meio de um dos programas da Cargill. Isso o ajuda com as complexas exigências do Código Florestal Brasileiro.

Quando os agricultores entendem suas responsabilidades ambientais e como cumprir as regulamentações, observa Pollyanna Câmara, especialista em agronegócios da Preserv Ambiental, “eles conseguem fortalecer a produção. E todos ganham.”

A Cargill agrega auxílio técnico, como incentivos para sistemas agrícolas de baixo carbono e promoção da produção de soja em áreas já desmatadas.

“O produtor brasileiro precisa desse apoio”, diz Joel, “e estamos aqui para produzir com sustentabilidade e com a ajuda de todos”.

 

Recuperando uma área do tamanho da cidade de Nova York

Sustainable agriculture A Cargill recuperará cerca de 100.000 hectares de terra nos próximos cinco anos.

Além de proteger as áreas cultiváveis de hoje, é importante recuperar as fazendas de ontem. A recuperação de terras antes cultivadas, assim como de áreas de proteção permanente e reserva legal, pode melhorar a biodiversidade e fortalecer os ecossistemas em biomas críticos como o Cerrado brasileiro.

É por isso que a Cargill recuperará cerca de 100.000 hectares – uma área equivalente à cidade de Nova York ou a soma das áreas urbanas de Salvador e Porto Alegre – nos próximos cinco anos.

Do sequestro de carbono à conservação da biodiversidade, do solo e da água, o trabalho já está em andamento no Cerrado e na Mata Atlântica. Um exemplo: a recuperação de áreas abertas em Matopiba, na Bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande, que abastece de água potável uma cidade de mais de 300 mil habitantes na região central do Brasil.

 

Amor pela terra

O trabalho é urgente. Joel testemunhou alguns dos efeitos das mudanças climáticas. No entanto, ele continua otimista – vislumbrando um futuro daqui a 20 anos que inclua mais pessoas, mais produtividade, tecnologia aprimorada e um compromisso ainda maior com a sustentabilidade.

“Somos obrigados a ser otimistas”, afirma Joel, “porque conhecemos nosso trabalho, conhecemos nosso solo e amamos o que fazemos”.

Sustainable agriculture Joel vê o envolvimento da Cargill na criação de cadeias de suprimentos mais sustentáveis no Brasil como uma ajuda a agricultores como ele para dar um passo à frente, diz ele.