Programa da Cargill atinge marca de 6 milhões de litros de óleo e gordura vegetal coletados
SÃO PAULO / SP (Julho, 2021) — Uma das principais iniciativas da Cargill voltadas para economia circular acaba de atingir a marca histórica de 6 milhões de litros de óleo de fritura coletados. Neste mês, o programa Ação Renove o Meio Ambiente, ligado às ações de sustentabilidade da marca de óleos LIZA, alcançou números de coleta que eram esperados para meados do segundo semestre, o que aponta para um engajamento cada vez maior dos parceiros e consumidores.
Criado em 2010, o programa surgiu como uma alternativa simples e prática para os clientes darem uma destinação correta aos resíduos gerados pelo processo de fritura. Além da instalação de pontos para entrega de óleo, o sistema de logística reversa também realiza atividades de educação ambiental e conscientização. A iniciativa se expandiu em sua primeira década e hoje se apresenta como uma plataforma sustentável, com mais de 1.400 pontos de coleta de óleos e gorduras vegetais presentes em 17 estados, além do Distrito Federal.
Na análise do coordenador de Sustentabilidade da Cargill, Marcio Barela, um dos ingredientes da receita de sucesso tem sido a participação ativa de parceiros e consumidores. “O programa inclui pontos de coleta em escolas, restaurantes, shoppings, supermercados, padarias e espaços públicos. A ideia é facilitar o descarte do resíduo pelos consumidores, afinal são eles que fazem tudo acontecer! Queremos atuar em conjunto: quem produz, quem vende e quem compra”, detalha ele.
Entre os pilares do Programa Ação Renove o Meio Ambiente está a ideia de economia circular, conceito criado no final da década de 1980, mas que se popularizou nos últimos anos. Em linhas gerais, ele orienta sobre a transformação de resíduos em matéria-prima para a criação de novos produtos. “O Brasil passou por grandes mudanças na última década, e a visão voltada para a sustentabilidade avançou muito: o que era desperdício, agora pode gerar renda e proteger ainda mais os recursos naturais”, completa Marcio.
As metas da empresa com o Ação Renove o Meio Ambiente são altas. Nos próximos anos, ele deve se tornar a maior plataforma de coleta deste tipo de resíduo, especialmente com a chegada de novos parceiros espalhados pelo País. Outra aliada da Cargill é a crescente conscientização quanto ao tema de sustentabilidade, pois o consumidor é um agente-chave neste cenário de mudança. “Os consumidores estão cada vez mais conscientes, eles querem participar, reciclar e inserir ações mais sustentáveis no seu dia a dia. Agir em conjunto é parte da solução e isso é uma conquista que não se traduz em apenas números”, finaliza Marcio Barela, da Cargill.
Media Contact: [email protected]
Sobre a Cargill
Os 155.000 funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar nosso propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar. Combinamos 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.
Sobre a Cargill Brasil
No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, acesse www.cargill.com.br e nossa área de imprensa.