Cargill mapeia 100% da soja comprada diretamente nos estados do MATOPIBA
Empresa divulga Relatório de Sustentabilidade da Soja na América do Sul e ampliará o mapeamento por polígonos em todo o Cerrado
A Cargill está alinhada com a sustentabilidade em todos os mercados em que atua. No agronegócio, não poderia ser diferente: como parte dos seus esforços para zerar o desmatamento na cadeia que abastece o setor no menor prazo possível, a empresa reporta os principais avanços a cada seis meses. A nova edição do Relatório de Sustentabilidade da Soja na América do Sul, disponível esta semana, mostra a evolução em parcerias e no mapeamento de 100% das áreas fornecedoras de soja no MATOPIBA feito com polígonos. A região composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é responsável por mais de 11% da soja produzida no Brasil. O mapeamento, realizado primeiro nesses estados, é um passo fundamental para uma cadeia produtiva livre de desmatamento e também para se mostrar o alto nível de produção no País.
A gerente de Sustentabilidade da Cargill, Renata Nogueira, reconhece a complexidade do mapeamento da cadeia da soja no Brasil e apresenta uma meta ainda mais ousada: “O mapeamento das áreas produtoras de soja por polígonos permite um conhecimento melhor do que de fato acontece dentro das fazendas que fornecem grãos para a Cargill e assim conseguimos agir com maior eficiência em casos de desconformidades. Sem dúvida, este feito alcançado no MATOPIBA é importante, mas já estamos focados no próximo capítulo da história, que é mapear a soja comprada diretamente nos 11 estados do Cerrado”, adianta Renata.
O relatório recém-divulgado faz parte de uma agenda assumida publicamente pela empresa para transformar suas cadeias de suprimento agrícola para sejam livres de desmatamento e conversão (DCF) até 2030. A Cargill tem defendido e incentivado há décadas a coexistência entre a agricultura e as florestas em todas as regiões do Brasil e do mundo, e esse desafio envolve diferentes atores da cadeia na busca por soluções.
O Land Innovation Fund for Sustainable Livelihoods, fundo iniciado com aporte de US$ 30 milhões da Cargill e administrado pela Chemonics International, já está gerando impacto com 7 projetos em andamento. “Não existe uma única solução para um desafio tão complexo como este. É preciso envolver parceiros que possam contribuir com diferentes áreas de conhecimento para encontrar alternativas de forma inclusiva e escalável”, ressalta Renata. Uma segunda rodada será lançada nos próximos meses e apoiará novos projetos com foco na proteção das florestas e vegetação nativa na América do Sul, enquanto desenvolve soluções para uma agricultura ainda mais sustentável.
Embora o relatório seja assinado pela Cargill, ele reflete um trabalho de engajamento com os principais parceiros, incluindo agricultores, clientes, ONGs, órgãos governamentais e entidades do setor. Mais de 1.700 agricultores foram treinados diretamente na safra 2019-2020, além de outros 700 produtores capacitados por meio de cooperativas agrícolas em seis estados. Os treinamentos, feitos em parceria com o Instituto Biosistêmico (IBS), abordam temas como fertilização do solo e certificação da soja com o objetivo de ajudar o produtor a avançar na pauta sustentável.
Para ler a edição de meio de ano do Relatório de Sustentabilidade da Cargill, acesse o link.
Sobre a Cargill
Os 155.000 funcionários da Cargill em 70 países trabalham incansavelmente para alcançar nosso propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos de que precisam para prosperar. Combinamos 155 anos de experiência com novas tecnologias e percepções para servir como um parceiro confiável para clientes de alimentos, agricultura, serviços financeiros e industriais em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.
Sobre a Cargill Brasil
No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, acesse www.cargill.com.br e nossa área de imprensa.
Media Contact: [email protected]